quarta-feira, 30 de junho de 2010

Atividade 2 – unidade 1

Quem sou eu como professor e aprendiz?
 
 
Elivania da Silva Araújo
 
 
Busco sempre despertar a curiosidade dos meus alunos, pois isso faz com que o aprendizado torne-se significativo para ele. Estou diariamente, me esforçando ao máximo para que cada um dos meus alunos possa conhecer a sua cultura e exercer o pensamento lógico, pois um povo que não conhece sua cultura, não se conhece como agente que viabiliza e transforma essa cultura com passar do tempo. É claro que a interação é sempre um elo entre o Professor e o aluno, é nesse momento que podemos buscar os conhecimentos prévios do aluno; pois quando ouvimos suas idéias, podemos observar com clareza as suas competências e habilidades adquiridas no cotidiano, as quais podem ser transformadas em conhecimentos sistematizados, alem disso, posso aprender coisas novas com meus alunos, pois sabemos que o Professor, pode tanto ensinar quanto aprender na sala de aula.
Outro ponto interessante é a troca de experiência com os demais Professores, onde podemos tirar as nossas duvidas e também auxiliar-los quando necessário, e nessa troca de conhecimentos, podemos até mesmo mudar ou adequar a forma de trabalhar determinados conteúdos, pois as vivencias do dia a dia nos torna mais sábio, e isso faz com que as experiências vivenciadas pelos colegas na sala de aula tornem-se um aprendizado que beneficia todo o conjunto.
Particularmente não vejo problema algum, em compartilhar e até adotar algumas idéias dos colegas, ao contrário acredito que isso ajude na regência das aulas, creio que essa pratica é boa não só para os professores, mas para toda a escola, pois assim há interação entre todos e com isso quem ganha são os alunos que podem desfrutar de aulas cada vez mais interativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário