quarta-feira, 30 de junho de 2010

POTFÓLIO DE ATIVIDADES

Na Unidade 1 as atividades foram bem diversificadas, primeiro fizemos a atividade “Conhecendo a turma”, que foi muito legal, pois nesse momento todos puderam se conhecer um pouco mais, pois cada pessoa teve a liberdade de falar um pouco de si mesma e colocar suas idéias e opiniões em relação ao que gosta de fazer ou ao que não tem muita afinidade...
A segunda atividade “ QUE SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ” foi muito interessante, pois cada um pode fazer uma auto-avaliação de si mesmo como profissional, e esse tipo de atividade nos faz refletir como estamos em relação a nossa profissão, será que estamos de fato nos atingindo o objetivos que nos propomos? Como estamos agindo diante de determinadas situações? Estamos incentivando os nossos alunos a serem cidadãos conscientes? Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, não podemos deixar que pequenas coisas nos deixem insatisfeitos a ponto de não cumprir com o nosso verdadeiro papel como professores.
Na terceira atividade registramos a reflexão sobre o que a tecnologia nos oferece de novo, as mudanças nas praticas pedagógicas, e quais as contribuições que a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos.
A quarta atividade foi muito boa, pois para realizá-la foi necessário assistir o vídeo do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia, onde ele fala do papel da escola, o que a escola deve fazer para mudar esse conceito de repetir sempre as mesmas coisas. Pois muitas vezes na escola a impressão que se tem é que aula é tão somente quando se utiliza o livro e faz atividades na sala de aula, mas acredito que esse conceito está ultrapassado e não faz mais sentido passarmos as aulas inteiras na mesmice, precisamos inovar para que a escola cresça e se torne uma instituição autônoma.
A quinta atividade foi bastante proveitosa, tendo em vista que tivemos a oportunidade de analisar uma aula montada por outros professores, cada um na sua área especifica. Isso fez com que pudéssemos descobrir estratégias de ensino que antes não conhecíamos. Para o professor a didática é muito importante, na maioria das vezes é o que faz a diferença no que se refere ao ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário